- Transporte Terrestre: rodoviário, ferroviário
- Transporte Aquaviário: marítimo, fluvial, lacustre
- Transporte Aéreo
- Transporte Dutoviário: oleoduto, aqueduto, gasoduto, teleduto.
- “Corredores de exportação”: conjunto de infraestrutura de transportes que deve funcionar em sinergia dos modais para aumentar a competitividade de um país.
2) Transporte Terrestre
A) Ferroviário
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malha ferroviária brasileira |
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malha metroviária de são paulo |
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sistema funicular - paranapiacaba |
- Implantação a partir do século XIX pelos ingleses para escoamento da produção de café.
- Maior concentração em São Paulo;
- Malha ferroviária zonas de produção – porto de Santos, curta e sem integração.
- Diferentes tipos de bitola dificultaram a integração da malha, inviabilizando os custos de transporte.
- A partir da década de 60 o sistema ferroviário entra em decadência devido aos investimentos no setor automobilístico
- Na década de 1990, a maior parte da malha ferroviária foi privatizada.
- Atualmente o sistema modal ferroviário opera em sua capacidade máxima, exigindo novos investimentos do setor público e privado.
- Porém, o patrimônio cultural e artístico das estações ferroviárias está em ruínas, já que as concessionárias privatizaram somente o transporte de cargas.
Vantagens:
- Grande volume de carga
- Percorre grandes distâncias
- Menor custo de manutenção e combustível do material rodante
- Custo de transporte mais reduzido deixando o produto mais competitivo
Desvantagens:
- Malha ferroviária desarticulada e não integra todo o país
- Tem o relevo como impeditivo para expansão da malha
- Não faz o porta-a-porta
B) Rodoviário
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rodovia Anchieta |
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rodovia Anchieta |
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rodovia Anchieta |
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rodovia Anchieta |
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rodovia Anhanguera |
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rodovia Ayrton Senna |
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Rodovia dos Bandeirantes |
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Acesso à rodovia dos Bandeirantes |
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abertura da rodovia Belém-Brasília |
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abertura da rodovia Belém-Brasília |
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traçado da rodovia Belém-Brasília |
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trecho mal conservado da rodovia Belém-Brasília |
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rodovia Dutra |
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rodovia Dutra |
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rodovia dos Imigrantes |
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Rodovia Raposo Tavares |
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rodovia Regis Bittencourt |
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rodovia Regis Bittencourt |
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traçado do rodoanel Mario Covas Jr. |
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acesso ao Rodoanel Mario Covas Jr. |
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traçado da rodovia Transamazônica |
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rodovia Transamazônica |
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rodovia Transamazônica |
- Responde por mais de 60% da carga transportada pelo país.
- Foi colocada como transporte principal a partir do governo de JK em fins da década de 50.
- Responde por uma grande cadeia produtiva e geração de milhares de empregos
- A partir da década de 90 o sistema rodoviário passou para a iniciativa privada, visando melhorar a qualidade e segurança dos serviços prestados.
- O governo coube fiscalizar os contratos de concessão através da Agência Nacional de Transportes Terrestre - ANTT
- O grande problema estão nos custos do pedágio, muitas vezes considerados abusivos pelos usuários.
- São Paulo conta hoje com as melhores rodovias do país em conservação e segurança. Porém, nas regiões mais distantes do país (Região Norte), a situação das rodovias ainda está longe de ser a ideal
Vantagens
- Faz o transporte porta-a-porta
- Geração de empregos e aumento de receita
- Agilidade do transporte
- Ideal para trechos curtos
Desvantagens
- Alto custo de manutenção do material rodante
- Alto consumo de combustível
-Transporta menos carga encarecendo o produto deixando-o menos competitivo
3) Transporte Aquaviário
A) Marítimo
Pode ser realizado de duas formas:
a) Cabotagem: entre portos do mesmo país
b) Internacional: entre portos de países diferentes
- Transporta muita carga
- É ideal para grandes distâncias
- Atualmente, o Brasil conta com um amplo programa de modernização dos portos, privatizando as operações de bordo e transbordo;
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malha portuária brasileira |
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porto de Itajaí - SC |
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Porto de Itaqui - MA |
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Porto de Paranaguá - PR |
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Porto de Paranaguá - PR |
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Porto de Recife - PE |
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Porto de Santos - SP |
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Porto de Santos - SP |
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Porto de Turbarão - ES |
B) Fluvial
- Os melhores rios para implantação de hidrovias estão na Bacia Tocantins-Araguaia, Amazônica. Isto por serem rios de planície, com poucos desníveis de relevo.
- Porém estão localizados na região menos desenvolvida do país, transportando pouca produção, embora seja o principal meio de transporte da região.
- Já na região Centro-Sul, a mais rica do país, os rios são de planalto, dificultando a navegação. A solução para transpor os desníveis do terreno são as ECLUSAS. As principais hidrovias da região são: Tietê-Paraná, e Paraná-Paraguai.
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vista interna da eclusa |
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vista aérea da eclusa |
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barcaça no rio São Francisco |
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hidrovia Tietê-Paraná entrada da eclusa |
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barcaça em hidrovia |
4) Transporte Aéreo
- É ideal para transporte de mercadorias de volume pequeno mas com grande valor agregado.
- Chega a lugares de difícil acesso de maneira rápida.
- Um dos problemas enfrentados pelo transporte aéreo são os muitos anos que o setor não recebeu investimentos em inovação tecnológica, qualificação profissional, culminando em problemas graves como o conhecido “apagão aéreo”.
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Aeroporto de Congonhas - SP |
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Aeroporto Internacional de Guarulhos - SP |
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Aeroporto internacional de Brasília - DF |
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Aeroporto internacional do Recife - PE |
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Aeroporto Santos Dummont - RJ |
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