terça-feira, 2 de setembro de 2014

Resumo de aula - Transportes

1) Sistemas Modais:

- Transporte Terrestre: rodoviário, ferroviário

- Transporte Aquaviário: marítimo, fluvial, lacustre

- Transporte Aéreo

- Transporte Dutoviário: oleoduto, aqueduto, gasoduto, teleduto.

- “Corredores de exportação”: conjunto de infraestrutura de transportes que deve funcionar em sinergia dos modais para aumentar a competitividade de um país.

2) Transporte Terrestre

A) Ferroviário


malha ferroviária brasileira

malha metroviária de são paulo

sistema funicular - paranapiacaba

- Implantação a partir do século XIX pelos ingleses para escoamento da produção de café.

- Maior concentração em São Paulo;

- Malha ferroviária zonas de produção – porto de Santos, curta e sem integração.

- Diferentes tipos de bitola dificultaram a integração da malha, inviabilizando os custos de transporte.

- A partir da década de 60 o sistema ferroviário entra em decadência devido aos investimentos no setor automobilístico

- Na década de 1990, a maior parte da malha ferroviária foi privatizada.

- Atualmente o sistema modal ferroviário opera em sua capacidade máxima, exigindo novos investimentos do setor público e privado.

- Porém, o patrimônio cultural e artístico das estações ferroviárias está em ruínas, já que as concessionárias privatizaram somente o transporte de cargas.

Vantagens:

- Grande volume de carga

- Percorre grandes distâncias

- Menor custo de manutenção e combustível do material rodante

- Custo de transporte mais reduzido deixando o produto mais competitivo

Desvantagens:

- Malha ferroviária desarticulada e não integra todo o país

- Tem o relevo como impeditivo para expansão da malha

- Não faz o porta-a-porta

B) Rodoviário
rodovia Anchieta

rodovia Anchieta

rodovia Anchieta

rodovia Anchieta

rodovia Anhanguera

rodovia Ayrton Senna

Rodovia dos Bandeirantes

Acesso à rodovia dos Bandeirantes

abertura da rodovia Belém-Brasília


abertura da rodovia Belém-Brasília

traçado da rodovia Belém-Brasília

trecho mal conservado da rodovia Belém-Brasília

rodovia Dutra

rodovia Dutra

rodovia dos Imigrantes

Rodovia Raposo Tavares

rodovia Regis Bittencourt

rodovia Regis Bittencourt


traçado do rodoanel Mario Covas Jr.

acesso ao Rodoanel Mario Covas Jr.
traçado da rodovia Transamazônica

rodovia Transamazônica


rodovia Transamazônica

- Responde por mais de 60% da carga transportada pelo país.

- Foi colocada como transporte principal a partir do governo de JK em fins da década de 50.

- Responde por uma grande cadeia produtiva e geração de milhares de empregos

- A partir da década de 90 o sistema rodoviário passou para a iniciativa privada, visando melhorar a qualidade e segurança dos serviços prestados.

- O governo coube fiscalizar os contratos de concessão através da Agência Nacional de Transportes Terrestre - ANTT

- O grande problema estão nos custos do pedágio, muitas vezes considerados abusivos pelos usuários.

- São Paulo conta hoje com as melhores rodovias do país em conservação e segurança. Porém, nas regiões mais distantes do país (Região Norte), a situação das rodovias ainda está longe de ser a ideal

Vantagens

- Faz o transporte porta-a-porta

- Geração de empregos e aumento de receita

- Agilidade do transporte

- Ideal para trechos curtos

Desvantagens

- Alto custo de manutenção do material rodante

- Alto consumo de combustível

-Transporta menos carga encarecendo o produto deixando-o menos competitivo

3) Transporte Aquaviário

A) Marítimo

Pode ser realizado de duas formas:

a) Cabotagem: entre portos do mesmo país

b) Internacional: entre portos de países diferentes

- Transporta muita carga

- É ideal para grandes distâncias

- Atualmente, o Brasil conta com um amplo programa de modernização dos portos, privatizando as operações de bordo e transbordo;
malha portuária brasileira
- Porém, como os portos são o principal meio de escoamento da produção brasileira para outros países, e também para a importação de produtos ainda padecem de grandes investimentos para agilizar o embarque e desembarque de mercadorias, eliminar com as filas e com a burocracia para a exportação.

porto de Itajaí - SC

Porto de Itaqui - MA

Porto de Paranaguá - PR

Porto de Paranaguá - PR


Porto de Recife - PE

Porto de Santos - SP

Porto de Santos - SP

Porto de Turbarão - ES


B) Fluvial

- Os melhores rios para implantação de hidrovias estão na Bacia Tocantins-Araguaia, Amazônica. Isto por serem rios de planície, com poucos desníveis de relevo. 

- Porém estão localizados na região menos desenvolvida do país, transportando pouca produção, embora seja o principal meio de transporte da região.

- Já na região Centro-Sul, a mais rica do país, os rios são de planalto, dificultando a navegação. A solução para transpor os desníveis do terreno são as ECLUSAS. As principais hidrovias da região são: Tietê-Paraná, e Paraná-Paraguai.

vista interna da eclusa

vista aérea da eclusa

barcaça no rio São Francisco

hidrovia Tietê-Paraná entrada da eclusa

barcaça em hidrovia

4) Transporte Aéreo

- É ideal para transporte de mercadorias de volume pequeno mas com grande valor agregado.

- Chega a lugares de difícil acesso de maneira rápida.

- Um dos problemas enfrentados pelo transporte aéreo são os muitos anos que o setor não recebeu investimentos em inovação tecnológica, qualificação profissional, culminando em problemas graves como o conhecido “apagão aéreo”.
Aeroporto de Congonhas - SP

Aeroporto Internacional de Guarulhos - SP

Aeroporto internacional de Brasília - DF

Aeroporto internacional do Recife - PE

Aeroporto Santos Dummont - RJ








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