quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Teoria da Terra Rara

Para auxiliar os alunos a entender uma nova forma de pensar a criação da vida complexa na Terra.

Teoria da Terra Rara: Estamos sozinhos no Universo



Na contramão dos que defendem projetos e pesquisas em busca de vida fora do nosso planeta, como é o caso da organização SETI, dedicada à identificação de sinais de rádio no espaço produzidas por inteligência extraterrestre, alguns cientistas sustentam que, definitivamente e sem discussão, estamos mesmo sozinhos no Universo.

Este é o caso dos defensores da Teoria da Terra Rara, formulada por Peter Ward e Donald Brownlee, que afirma que a vida só é possível no nosso planeta como o resultado de uma soma impressionante de casualidades, ou seja, um fenômeno único que não pode ser repetido.

Entre os elementos desta grande conjunção de eventos estariam a temperatura, a atmosfera, a existência de água, o campo magnético (que desvia a radiação solar), a proteção de Júpiter (um escudo contra meteoros) e a força gravitacional exercida pela Lua (que estabiliza os períodos climáticos), além de outros fatores. 

A hipótese da Terra Rara contradiz o Princípio da Mediocridade, defendido por pesquisadores como Carl Sagan e Frank Drake. De acordo com este último, a Terra é um planeta rochoso, em um  sistema planetário, em uma típica, galáxia espiral. Assim, por ser uma estrutura considerada "típica", poderia ser repetida, é provável que o Universo tenha vida complexa em algum lugar.
 


A teoria da Terra Rara seria uma resposta para o paradoxo de Fermi, que estabelece justamente a contradição entre as altas estimativas de probabilidade de existência de vida extraterrestres e, ao mesmo tempo, a falta de evidências disso. 


Assim, o Universo é tão vasto que, se existissem muitos planetas com vida completa como a Terra, eles estariam milhares de anos luz. Desta maneira, tais evidências jamais seriam encontradas pela completa impossibilidade de comunicação, o que cairia no paradoxo de Fermi, que, no final de tudo leva à seguinte pergunta: "Se seres extraterrestres são comuns, por que não os vemos ou detectamos?" 



Esse vídeo produzido pela BBC e Discovery ilustra essa teoria.


19 comentários:

  1. Essa " Teoria da Terra Rara ", é muito interessante, no entanto, eu não acredito que tudo isso foi verdade, acredito na " Teoria do Criacionismo ", pois eu acho que Deus que criou todas as coisas, mais não contrario essa teoria dizendo que é tudo mentira, mas eu possa estar errado sobre a do Criacionismo, mesmo não acreditando que a Teoria da Terra Rara, sei que existe alguns conceitos nela que fazem um pouco de sentido na Teoria do Criacionismo.

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante o vídeo visto que abrange evidências e hipóteses da teoria em questão,apesar de existir várias outras teorias.Tirei muito proveito de como o vídeo explicou como realmente temos uma ''Terra Rara'',e explicou detalhadamente todos os elementos e acontecimentos que fizeram esse lugar ser tão raro,como eles funcionam,o que são ,como se formaram e etc.Coisas que realmente despertam curiosidade,a aurora boreal por exemplo,aquele lindo fenômeno ,além de beleza é também uma amostra da força da Terra em ação.
    Achei também surpreendente quando fala que as vezes é preciso uma grande catástrofe na Terra para que a vida não fique presa ou estacionada e evolua cada vez mais,como no caso dos dinossauros.Também achei muito bonito quando fala que a Terra é uma verdadeira sobrevivente em vista dos vários acontecimentos que a envolveram.

    ResponderExcluir
  3. esse filme foi muito legal,porque fala sobre a terra rara, como ela representa no mundo que vivemos,fala sobre teoria na terra rara, deu pra entender que fala sobre os planetas

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante pois fala sobre diversos assuntos, fala sobre á ''probabilidade de existência de vida extraterrestres'' , sobre os planetas e etc...
    e sobre o video achei muito fascinante pois e algo que nunca tinha visto ante...

    ResponderExcluir
  5. Uma ótima teoria , fiquei surpreso em saber que o meteoro que devastou a vida jurássica na terra ,hoje forma uma cadeia de rios subterrâneos e principalmente me surpreendeu o fato de que a terra colidiu com um planeta muito parecido com ela .

    ResponderExcluir
  6. É mais uma de muitas teorias existente, mais ainda acredito no Criacionismo, pois para mim foi Deus que criou tudo, mais mesmo assim é uma ótima teoria. ``Terra Rara``, a combinação de todas as somas de casualidades que precisamos para viver na terra....

    ResponderExcluir
  7. Uma teoria interessante, incrível como nosso planeta, nosso universo é complexo e gigantesco.. A hipótese da Terra Rara mostrou que para o surgimento de vida, foi preciso uma grande quantidade de eventos casuais... Achei impressionante a forma de como nosso planeta "foi criado" segundo essa teoria... Apesar da vida na Terra ser tão complexa, é muito linda.
    Natham S. Guerini - ETIP 1ºMB

    ResponderExcluir
  8. É um tema em que mostra claramente que seria difícil encontrar em todo o Universo um planeta como a Terra para a existência e manutenção da vida complexa. Existem muitas teorias sobre como a terra foi criada, cabe a cada um acreditar sua teoria. Na minha opinião, a teoria criacionista é a mais provavel. A Teoria da Terra Rara exigiu inúmeras pesquisas para saber como chegamos até aqui. Esse documentário soube nos explicar cada detalhe com muita clareza desde o começo, e como essa teoria pode ser facilmente aceita pela humanidade.

    ResponderExcluir
  9. Essa reportagem é realmente incrível, pois relata como os cientistas acreditam que como a Terra realmente surgiu, e talvez essa teoria seja a mais aceita pelo cientistas e pela sociedade, mas também, muitos acreditam em outras, como do criacionismo. Em relação ao vídeo, relata o que a reportagem aborda, como talvez tudo tenha surgido, como tudo começou, se realmente estamos sozinhos no Universo, afinal ele é enorme, talvez infinito, pois ele cada vez mais esta se expandindo, e ninguém sabe ate onde vai parar, mas que só estamos aqui por sorte, afinal, antes era os dinossauros que abitavam a Terra, bem antes de nós, há milhões de anos atrás. Como gosto desse conteúdo, de como tudo começou, achei incrível a reportagem como o vídeo, do começo ao fim.

    ResponderExcluir
  10. Achei muito interessante, não apenas por mostrar os mistérios a qual nos atormentam tanto, assim como a sobrevivência do nosso planeta ou melhor, de nós. O fato de mostrar também sobre as coisas que achamos tão pequenas e não nos importamos tanto, como a Lua e as árvores, sendo que elas tem um papel muito importante pra o nosso mundo estável. Devemos olhar as pequenas coisas e ver que elas juntas elas formam a nossa vida.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite,assisti ao vídeo e li alguns comentários e achei engraçado coisa do tipo achei muito legal , foi uma ótima teoria e coisas do gênero . porém eu falarei a verdade não escreverei coisas sem sentido. Gostei muito do vídeo ,os cientistas estudaram bastante , analisaram hipóteses e criarão mais uma teoria , porém eu não acredito em teoria ( nada contra ninguém) mais eu sigo a um Deus (não impondo nenhuma religião)e tenho o firme fundamento em algo que não se vê (fé)acredito que Deus criou tudo ,tenho base disso na bíblia sagrada Gênesis capitulo 1 versículos 1 ao 10
    No princípio criou Deus o céu e a terra.
    E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
    E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
    E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
    E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
    E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
    E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
    E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
    E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
    E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
    Essa é a minha opinião , que Deus abençoe vocês, desculpe se ofendi alguém não era minha intenção.

    ResponderExcluir
  12. Em minha opinião, a Teoria da Terra Rara está correta no ponto em que existe vida apenas na Terra, já sobre a colisão que a Terra teve com um planeta semelhante à ela, eu não acredito em nada disso. Eu creio que Deus criou todo o Universo para mostrar a sua grandeza e o seu poder e que a vida só existe aqui na Terra. O documentário também fala que para existir vida no planeta Terra é necessário várias condições, como a temperatura, atmosfera, a existência de água, o campo magnético, além de outros fatores, mas, eu não imagino que apenas uma colisão de um planeta pode desenvolver coisas tão perfeitas e complexas, sendo assim, eu acredito que somente Deus têm esse poder e é Ele que criou todas as coisas, inclusive a vida com grande perfeição. Boa Noite!

    ResponderExcluir
  13. Assisti o video e li sua postagem, e realmente me interessei nesse assunto, é incrível como existem varias Teorias sobre a criação do Mundo, da vida. A Teoria da Terra Rara é muito interessante e curiosa devido a soma das casualidades tornando possível a existência da vida na Terra. Concordo com a parte que fala que a Terra é o único planeta que contém todas as condições para que haja vida. Quanto o assunto da explosão com um outro planeta assemelhasse com a Teria Do Big Bang, que nao minha opinião eu acho dificil de ter acontecido. De acordo com a minha cultura prefiro acreditar na Teoria Do Criacionismo.
    Eloá Sanches Marchesini 1MB -Centro Educacional ETIP

    ResponderExcluir
  14. Esse é meu ponto de vista .
    Bom eu assiti o documentário e com base no texto tbm a minha opinião é a seguinte :
    Não existe vida fora da terra . A biblía nos narra em Gênesis Deus cria o céu e a terra , só que para dar a vida na terra criou o homem e a mulher a sua semelhança .
    E na verdade não estamos sozinhos , Deus como nosso criador está conosco a todo momento , é ele o consumidor da vida .Não o vemos , mas sentimos a sua presença em nossas vidas é real . Foi Deus que criou a terra e fora dela tbm e tudo que há . Bom essa é minha opinião

    Ketheleen Rodrigues do santos . Série : 1D

    ResponderExcluir
  15. Acredito que não somos o único planeta a ter vida. Mas se existe vida aqui, como não poderia existir em outros lugares? Isso é uma coisa que me intriga muito, pois gosto muito dessa teoria e talvez ela seja a certa. Claro que existem vários fatores que influenciam, como a posição do planeta em relação ao Sol, entre outras coisas. Não sei em qual teoria acredito, pois em todas, eu acho alguma coisa que faça sentido. A vida humana realmente é uma coisa muito complexa.

    Gabriela Pedrosa - 1º MC - ETIP

    ResponderExcluir
  16. Eu assisti ao documentário e gostei muito.Acho interessante ter muitas teorias sobre a existência do mundo e concordo com a maioria
    das ideias,mesmo porquê diante deste documentário,minha opinião que a Terra seja o melhor lugar para se viver fortalece.
    Em minha mente acredito que Deus criou tudo e todos,incluindo o Universo,porém admiro a ciência em si procurar respostas e tentar descobrir o que existe no Universo,pois
    hoje na maioria, todos nós queremos saber como tudo se formou,o que há de diferente que ainda não sabemos.Torço para que as descobertas não parem.
    Bom esta é minha opinião.

    Rafaela Sanches - 1º MB - ETIP

    ResponderExcluir
  17. Eu realmente achei esse documentário ótimo , pois ele consegue prender nossa atenção do começo ao fim,fazendo com que entre de forma clara em nossas cabeças o que era,o que é e talvez o que vai ser de nos e do nosso planeta no futuro,com explicações claras.Muito interessante esse video,eu particularmente achei muito legal!
    Mas devemos lembrar que isso são apenas hipóteses de cientistas,fatos que talvez possa ter acontecido e não são todos que acreditam nela.Mas em geral os relatos,as informações,tudo está muito bem detalhado e explicado.
    Agatha Ianca -1º MA - ETIP

    ResponderExcluir
  18. Um ótimo documentário. Além de ser diferente de outros artigos científicos sensacionalistas que "preveem" o fim de nosso planeta, demonstrou ser bem neutro com respeito ao aparecimento da vida na Terra. Deu real valor a nossa existência.
    Beatriz Alonso - 1º MA - ETIP

    ResponderExcluir